22/04/2020

Começar uma sociedade é igual casar. Primeiro, vem o namoro, os sonhos compartilhados, o futuro vislumbrado em comum. Depois, em a cerimônia, o convite aos amigos, a festa e a anunciação dos planos em comum a todos aqueles que conhecem o casal, no caso das sociedades empresárias, os próprios sócios.

Depois, vem a realidade, as dificuldades do dia-a-dia, as contas a pagar, os colaboradores a contratar e gerenciar. E, na sociedade empresarial, o cuidado com os clientes às vezes é tão esgotante quanto o cuidado com os filhos pequenos que tudo dependem dos pais e seus auxiliares.

Então começam os problemas e divergências. Quando as pessoas já são mais maduras e vividas, a questão pode ser melhor resolvida sem tantos prejuízos emocionais ou financeiros, através do diálogo e do alinhamento das expectativas frustradas.

Quanto não há diálogo que resolva, se parte para o divórcio, litigioso ou amigável, que no caso das sociedades empresárias se chama dissolução parcial ou total da sociedade. E a partilha dos bens no divórcio, se chama apuração de haveres da sociedade que é um processo bastante complexo, seja ele judicial ou amigável.

Em qualquer hipótese, há um prejuízo a ser administrado.

Dessa forma, o acordo de acionistas ou de sócios é essa ferramenta a ser constituída de preferência quando o namoro ou o casamento da sociedade vai bem, porque depois de instaurado o conflito o diálogo é mais difícil.

Nesse acordo, podem ser previstas todas as regras da sociedade e ele é um documento particular a ser realizado fora do contrato social e não divulgado a terceiros. Ocorre que não basta fazer um “copia e cola” dos vários modelos existentes na internet, pois nada substitui a conversa franca, sincera e respeitosa entre os sócios, aquela que tece o sonho comum do início do namoro e alinha os sócios na mesma visão de futuro.

Não basta também fazer um acordo de sócios uma vez ao longo da sociedade. Ele precisa ser revisitado e alinhado às expectativas de futuro da sociedade empresária. Afinal somos dinâmicos e mudamos todos os dias, bem como nossos sonhos, nossa realidade e nossos sócios também!

Voltar